domingo, 15 de janeiro de 2012

Granola

Pertenço à geração que cresceu a comer cereais ao pequeno-almoço. Comi Chocapic durante anos e anos mas quando cheguei à idade adulta achei que devia mudar de cereais e foi assim que comecei a alternar entre os Kellog's K e os Nestlè Fitness com e sem chocolate, até que fiquei farta mas continuei a comer por não conseguir encontrar nenhuma alternativa que gostasse. Muesli não é para mim, sinceramente não percebo como é que os produtores de cereais não se apercebem que há uma percentagem significativa de pessoas que não gostam de passas! 
Até que mais recentemente encontrei a luz, provei Granola em casa de uns amigos em Londres de uma marca chamada Dorset e adorei. Sabem aquela sensação de provar um alimento/prato que nunca se provou, as papilas gustativas a enviar ao cérebro aquela reacção nova e só pensar mas porque é que eu não provei isto antes? Quando voltei a Portugal fui à procura mas não encontrei Granola da Dorset mas da Lizi's. O único senão de comprar era e é o preço de 7/8 euros por pacote mesmo sabendo que dá para 8 vezes. E então pensei se o que eu gosto é de Granola então também devo ser capaz de cozinhá-la para mim.
E o que é Granola? Não é mais do que cereais tostados no forno. 




Eu faço assim:

  • um pacote de aveia integral (400gr)
  • sementes de abóbora, girassol e linhaça (a gosto, eu ponho o equivalente a umas 2/3 colheres de sopa de cada das 1ªs e 1 colher de sopa de sementes de linhaça)
  • frutos secos (nozes, amêndoas, etc, a imaginação é o limite e a quantidade também é a gosto mas como referência podem pôr 100gr)
  • 5 colheres de sobremesa de mel
Mistura-se tudo e leva-se ao forno num pirex (forrado com papel vegetal para não pegar) durante 30/40 min em forno médio (180ºC). De 10 em 10 minutos deve-se misturar para que a granola fique tostada uniformemente.


4 comentários:

  1. Olá, cá em casa adorámos.
    O frasco que nos ofereceste desapareceu num piscar de olhos, misturada com iogurte Grego - que delícia!
    Já seguimos a receita e com sucesso.
    Obrigada pela partilha, beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá, aonde encontrou granola da Lizi's à venda em Portugal?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Tambem podes mandar vir da amazon:

    http://www.amazon.co.uk/gp/product/B00CFJ2N0E/ref=oh_details_o00_s00_i04?ie=UTF8&psc=1

    Relativamente barata, se mandares vir mais coisas e atingires 25libras os portes sao gratis, e é super seguro! chega dentro de uma semana, compra sempre em modo Super Saver Delivery! =)

    ResponderEliminar